O seu sonho é único

Recentemente, contei para alguns amigos sobre a comunidade FIRE e sua filosofia. Por mais óbvio que seja na minha cabeça, entendi que é quase impossível fazer o outro entender a maravilha que isso significa!! 

Para mim, o FIRE é como uma chave que eu quero muito adquirir para destrancar a porta do quarto no qual estou presa desde que me tornei responsável pela minha vida. Ao abrí-la, giro a maçaneta e espero encontrar uma infinidade de coisas lá fora, onde posso decidir onde estar, com quem estar e o que fazer.
Enquanto não chego no FIRE, eu sinto uma pitada de claustrofobia por estrar presa naquele quartinho...

Na minha concepção, a grande filosofia do FIRE é fazer uma grande compra: a sua liberdade de escolha do que fazer com seu tempo, com a sua vida. Alguns podem até dizer que somos egoístas/individualistas/muquiranas durante essa trajetória. Pelo contrário, eu interpreto que sabemos tão bem o que queremos com nossas vidas, que estamos nos empenhando em comprar uma coisa muito cara!

E, talvez, esses amigos que não viram sentido nisso, talvez não tenham enxergado a maravilha que é.

Um deles respondeu que eu deveria trabalhar com o que gosto. 
Mas, na minha humilde opinião, a verdade é que ninguém gosta de trabalhar com a pressão de performance, necessitar dinheiro/medo de ser demitido, e alguém mandando em você (vide seu chefe e uns colegas insensatos). 

Não acho que FIRE significa parar de trabalhar. Ele pode REsignificar o conceito de trabalho, seja o seu atual ou qualquer outro que você decida seguir no futuro. E esse ressignificado é que vai trazer satisfação, sensação de controle da sua própria vida, atribuindo um novo valor àquilo que podemos não estar enxergando enquanto estamos na trajetória ainda: com medo, frustrações, ansiedade e insegurança, borrando nossa visão. Pode ser que, no FIRE, a visão daquilo que eu gostaria de trabalhar verdadeiramente venha a ser mais claro, pois essa pressão de ter que trabalhar não vai existir... é aí que algo semelhante a propósito pode vir a ser mais evidente.


O outro amigo refletiu que enxerga a vida de forma diferente: o foco dele está em ganhar cada vez mais, mas não deixar de trabalhar.
Certamente, eu não discordo. Inclusive, isso é um dos pilares FIRE: ganhar mais, poupar mais e investir melhor.
No entanto, justamente por ser um dos pilares, não é a completude do todo. Eu tive uma tia próxima que sempre teve como objetivo ganhar mais na vida. De fato, ela trabalhou muito e ganhou muito dinheiro! Quando ela finalmente pensou que não precisava ganhar mais, pois já tinha tanto dinheiro, ela se via vazia: havia passado por perda da mãe, do pai, divórcio do marido e não tinha filhos (mas queria ter). E pior: A saúde já impedia dela realizar algumas coisas que gostaria de ter feito. 
Do que adiantou ter ganhado tanto dinheiro?

As pessoas confundem muito o movimento FIRE com finalidade de ter dinheiro e não se preocupar com ele. Certamente, faz parte. Mas o principal propósito é o TEMPO. Ter tempo suficiente para viver e viver muito bem! 

Refletindo sobre isso, gostaria de deixar minha lista de desejos (ainda em construção) de como gostaria que minha vida fosse depois que encontrar a chave para abrir a porta desse quarto:

1) Dormir bem, sem medo de tocar o despertador.

2) Visitar exposições, museus, vinícolas, teatros, parques e cidades desconhecidas.

3) Fazer trilha durante a semana.

4) Cuidar das plantas sem pressa.

5) Aprender um novo instrumento e me dedicar a isso.

6) Criar cachorros ou filhos, ensiná-los e ter tempo para brincar com eles.

7) Tomar café/chá da tarde e olhar o horizonte.

8) Meditar sem pressa.

9) Aprender uma nova língua.

10) Fazer sabático (ou até antes).

11) Voluntariar para uma causa que tenha sentido com meu perfil.

12) Aprender mais DIY.

13) Aprender novos esportes.

14) Me permitir não me preocupar em performar o tempo todo.

E vocês, como enxergam a vida FIRE?

13 comments:

  1. Nao adianta ficar falando pro povo, nao entendem. É igual o cidadao se declarar gay em 1920. Melhor ficar no armario. E pra que ganhar mais dinheiro quando vc tem o suficiente ? Vida que segue.

    ReplyDelete
    Replies
    1. É verdade. Difícil não falar do que pensa, quando quase tudo que você pensa é aquilo....
      Sobre ganhar dinheiro após FIRE:
      - O número final do FIRE é baseado na estimativa da minha vida após constituição de família, considerando possibilidades de ter alguns filhos, além de maior folga para viagens internacionais.
      Mas eu não preciso desse número FIRE final ainda, porque o Lean FIRE já cobre meus custos e com uma pequena folga.


      - Para chegar ao meu número FIRE final mesmo, eu teria que aposentar uns 3-6 anos depois. Seriam 3-6 anos de trabalho onde eu não gosto, só porque paga mais do que se eu trabalhasse "com o que" gosto, e "como" eu gosto.

      - Então, a estratégia é chegar ao Lean FIRE, para que eu possa me "aposentar" do meu trabalho oficialmente. Do Lean FIRE até o FIRE final, eu sigo com um trabalho que gosto de verdade. O trabalho que eu realmente gosto, com a frequência de jornada reduzida (como eu gostaria que fosse), certamente não vai dar tanto dinheiro quanto meu trabalho atual. Mas me sentirei resguardada psicologicamente em trabalhar com tipo um "hobby" porque o Lean FIRE pagaria meus boletos.

      Como pode ver, é um caso particular, aplicada à minha realidade. Gostaria de ressaltar que não existe um padrão na vida FIRE, pelo menos eu enxergo assim... Se a pessoa prefere prolongar o trabalho e aposentar de vez, também consigo entender... Vai do critério e dos limites de cada um :)

      Delete
    2. Isso é o q se chama de baristafire. Mas ve bem, do lean até o fire de verdade vai demorar quanto tempo nesse ritmo? Se não tem problema esperar manda brasa

      Delete
    3. Me dei ao direito de aprofundar um pouquinho nos seus posts, e me deparei com "Acabou a moleza ! Porque estou voltando ao batente". Interessante pensar que, após chegar lá no topo da montanha onde todo mundo que busca o FIRE quer chegar, você decidiu descer a montanha e continuar escalando mesmo não precisando do dinheiro necessariamente... Então, por curiosidade, gostaria de te devolver a pergunta também :)
      Pra que ganhar mais?
      Abs!!

      Delete
    4. Pra q ganhar mais ? essa pergunta se referia ao seu amigo q quer ganhar cada vez mais (talvez pra gastar cada vez mais) e nunca (poder) parar de trabalhar. Ventos fortes me fizeram descer um pouco a montanha e eu podia escolher entre esperar o tempo melhorar pra subir de novo ou correr o risco de continuar descendo talvez até lá embaixo. Preferi agir, trabalhar pra voltar ao topo. O post em mais detalhes.

      Delete
  2. "REsignificar o conceito de trabalho" - perfeita colocação!

    ReplyDelete
  3. Todos os itens da lista é possível fazer sem ser FIRE.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Anon,
      Sim, você tem razão. Na verdade, dá para fazer qualquer coisa da vida sem FIRE né?
      Mas precisamos levar em conta algumas considerações:
      1. Na minha realidade, onde tenho que cumprir minha jornada de trabalho não-flexível, eu não conseguiria ter nem 1/3 dessa lista no meu cotidiano (como acordar sem despertador, fazer trilha durante a semana, etc);
      2. Existem algumas coisas aí na lista que já faço, sem chegar ao FIRE ainda. Então por que está na lista FIRE? Porque eu acredito que a sensação de poder fazer "quando eu quiser" pode ressaltar ainda mais o sabor que aquela atividade já me confere.
      Abs!

      Delete
  4. Eu não tenho número mágico, só vou vivendo e poupando rs. Só invisto em renda fixa e imóvel, sempre priorizei segurança. Sendo solteiro e sem filhos já dá mais liberdade. Pra casar é difícil, hoje as pessoas estão muito focadas em si, quando se casa é pra fazer o outro feliz.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Para um conservador, sempre é bom estar preparado para diversos cenários... o amor bate na porta quando a gente menos espera... rs

      Delete
  5. Vida Fire para mim é sair da corrida dos ratos, libertação da ansiedade e aproveitar o bem mais precioso: seu tempo.

    ReplyDelete