Onde tudo começou...

 Bem-vindos ao meu blog sobre uma mulher em busca da sua independência financeira

Olá, comunidade FIRE! 

Decidi criar este blog para dividir minhas experiências e aprender com todos vocês. Desde pequena, sempre sonhei em ser livre financeiramente, e é sobre isso que quero falar aqui.

Acompanho a finansfera há muitos anos, desde que entrei na faculdade. Finalmente criei coragem para criar esse blog. O principal motivo é que sinto falta de ver pessoas do meu perfil (mulheres, na faixa dos 20-30, com sonho FIRE) à minha volta. É um caminho muito solitário quando as pessoas à sua volta não entendem/não querem planejar uma aposentadoria antecipada.

E aqui, na blogosfera, vejo muitos homens e poucas mulheres. Então resolvi trazer essa "representatividade", porque me inspirei com algumas delas (Independencia Financeira ou Morte, Viver sem Pressa, Sempre Sábado, etc) e quero encorajar mais mulheres a buscar sua independência de alguma forma.


Minha História

Cresci vendo minha mãe lutando com as dificuldades financeiras e enfrentando muitas situações abusivas devido à dependência financeira do meu pai. Cresci com muito ressentimento do meu pai, algo que venho tratando em terapia até hoje. Sob ótica financeira, não tínhamos carro nem conta bancária durante minha infância inteira. Meus pais nunca investiram na vida, somente na educação dos filhos. Desde cedo, percebi que precisava ser uma mulher independente em todos os sentidos, especialmente financeiramente e emocionalmente.

Resolvi cursar uma faculdade pública para não depender dos meus pais e aliviar os custos na educação.

Até os dias de hoje, nunca me vi parar de estudar. Cresci com a noção de que EDUCAÇÃO = RIQUEZA SAUDÁVEL. Arranjei bolsa integral para fazer pós graduação, pude concluir meu mestrado, e sigo estudando...


Minha Carreira

No começo da faculdade, comecei a fazer freelas e guardar cada centavo em uma carteira simples. Lembro-me de contar meu "patrimônio" de R$5.000 quase todos os dias. A alegria de ver aquele dinheiro crescer era maior do que o desejo de ter roupas da moda que minhas amigas usavam.

No segundo ano da faculdade, enquanto meus colegas curtiam festas e eventos, eu decidi começar a estagiar, ganhando entre R$1.200 e R$1.600. Mas era um início.

Sempre fui (e ainda sou, embora em menor dose) muito competitiva, dedicada e proativa em termos de carreira. Dava 200% de mim no trabalho e fui promovida frequentemente. Com isso, consegui multiplicar meu salário por 15 vezes ao longo desses anos (sem contar bônus).


Minha Situação Atual

Hoje, com 24-28 anos (prefiro manter minha idade exata em sigilo), tenho cerca de R$800.000 a R$900.000 guardados, tudo a custa de MUITO trabalho e poupança. Não há herança nesse valor e nem conto com ela. Eu economizo, em média, 70% do meu salário. Minha meta do milhão é atingir entre este ano e ano que vem.



Esses 7 anos de jornada FIRE ensinaram algumas lições importantes:

1. Quanto antes eu buscasse meus objetivos, mais cedo poderei desfrutar deles.

2. Saúde, família e crescimento emocional/espiritual devem ser mais importantes que dinheiro.

3. Conforme fui chegando mais perto do meu primeiro milhão, comecei a refletir mais sobre a essência do FIRE... O que vou fazer depois do FIRE? Isso me preocupa, pois alcançar o FIRE não é o "fim do jogo" da vida. Como será o dia a dia? Como eliminar a ansiedade que me trouxe até aqui? 


Minha Meta

Minha meta FIRE é alcançar R$3.000.000 em 2030. Depois disso, imagino fazer uma transição de carreira para algo mais leve, como consultoria autônoma.


Desafios na Finansfera

Sei que ser jovem e mulher pode gerar muitos preconceitos e julgamentos. Mas quero deixar claro que a capacidade técnica e a ambição não têm gênero nem idade. 


Obrigada por ler! Até o próximo post!

7 comments:

  1. Pelicano aqui. Parabéns, encontrei o blog pelo comentário no IFM. Estarei aqui acompanhando e refletindo junto. Seu receio é o que fazer depois do FIRE, o meu é um pouco de ansiedade trabalhando e vendo o mundo acabar antes de eu chegar lá, rs. Segue o jogo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Pelicano. Obviamente também mal posso esperar pelo dia do FIRE... Mas, ao mesmo tempo, me pergunto se estou cultivando o suficiente outras coisas que são importantes para mim quando atingir o FIRE (para mim, aposentar significa poder estar mais com a família, amigos, hobbies, viagens e tempo de sono...), mas do que adianta ter o dinheiro suficiente se eu não equilibrar minhas relações interpessoais, autoestima e saúde até lá?

      Delete
  2. Eu nunca fiquei paranoico com esse negócio de fire, eu apenas poupo todo mês e só invisto em imóvel e renda fixa.

    Eu sou sozinho, então, tenho tempo de sobra pra mim. Tranquilidade financeira é o processo, não valor, na minha visão.
    Eu poderia ter 1 bilhão que eu estaria fazendo a mesma coisa de hoje, trabalhar, poupar em imóvel e renda fixa, curtir a vida e pronto. Abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Anon, interessante! Você deve ter a sorte de gostar do que faz/trabalha. Nem todos têm essa sorte. O que mais vejo na comunidade FIRE é gente que não gosta do que faz e, justamente por isso, busca o FIRE.

      Delete
  3. A solidão da pessoa poupadora não diz respeito ao gênero, mas sim à sociedade consumista e anencéfala em que vivemos. Acredite: nós, homens, temos a mesma solidão (por isto existe a finansfera anom há tantos anos), a diferença é que ainda temos a cobrança social de sermos os 'provedores' e toda essa coisa bizarra do machismo estrutural.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Zé, acredito que a pressão sob vocês pode ser diferente pela certa exigência da sociedade em serem os provedores financeiros da família. Mas a pressão sob as mulheres recai sobre tempo biológico para gerar um filho e o paradoxo do trabalho pós-maternidade. São pressões financeiras diferentes. Obrigada pela reflexão!

      Delete
  4. Bom dia, jovem. Parabéns! Post excelente!

    Admiro sua disciplina e mentalidade. Os princípios do FIRE são pensamentos que aos poucos busco amadurecer em mim.

    Moro numa cidade em que o custo de vida é alto e fiquei fazendo 4 anos fazendo estágio - o que era suficiente apenas para cobrir meus custos de vida (e olhe lá).

    Hoje estou no meu primeiro emprego e, no momento, estou buscando pagar as contas que fiz com o cartão de crédito, mas, pelos cálculos que fiz, vou conseguir poupar aproximadamente 37% do meu ganho mensal a partir do próximo mês. Espero conseguir aumentar minha renda e não aumentar tanto meu custo de vida ao longo dos anos.

    Como são poucos posts até o momento, espero conseguir ler todos os relatos que você fez no seu blog.

    Até mais!

    ReplyDelete