Evolução FIRE: R$ 847.149,89

Não sei direito por onde começar, então vou começar pelo "arroz com feijão": valor que tenho hoje investidos. Esse valor não conta com imóveis, carro ou outros bens duráveis. Também não considera o que tenho no FGTS.

É o valor que, essencialmente, acumulei economizando 70% do meus salário (média) ao longo de ~7 anos. Não tenho bitcoin, não sou herdeira, e muito menos tive sorte na Mega Sena.
Fiz um racional simples para demonstrar, basicamente, a origem do PL. 



OBS1: Comecei a registrar a evolução somente a partir de 2018. Então esse racional pode não ser 100% exato, mas já é uma boa estimativa.
OB2: Não tenho anotado todos os rendimentos com crescimento dos aportes, então calculei pela diferença entre o Total do PL e os componentes que tenho registro (aportes/economia e dividendos).


Como podemos ver, 81,34% do meu PL é derivado de muita poupança. Apenas 18,66% vem de investimento (seja por aumento do investimento, seja por dividendos). Dentre os relatos dos blogueiros da finansfera, entendo que faz sentido aportar bastante, principalmente, no início da trajetória FIRE... Mas eu só não esperava que um percentual tão pequeno viesse de investimentos, sendo que dediquei muitas horas ao longo da minha vida com estudos sobre investimentos. 

Para termos uma ideia, tenho cerca de 65 (!) ativos diferentes. Isso inclui uns 15 CDBs diferentes entre prazos e rentabilidades, 4 investimentos de títulos públicos, 13 fundos de investimentos, 9 FIIs e 23 ações. E tantos estudos/aportes para compor apenas 18% do aumento no PL... 

Definitivamente, o primeiro milhão não vai vir por causa de nenhum Boom do mercado (pelo menos, olhando esse histórico). Aparentemente, não sou uma hiper investidora, rs. O jeito é continuar crescendo na carreira como têm sido e poupar bastante! 

Bom... se por um lado, eu fico triste por não ter tido resultados excelentes como investidora, por outro lado, fico bastante feliz pelas minhas receitas/crescimento salarial ao longo dos anos:



Como podemos ver, todos os anos obtive algum aumento no salário. Em média, foi 25% de aumento, excluindo os anos outliers, como Ano 1 (pulei de estágio para CLT) e Ano 7 (tive uma mudança de carreira que gerou maior barganha). Se considerasse ano 1 e 7, seria uma média de 65% de aumento anual, o que não faria sentido. Às vezes a estatística pode contar mentiras, rs (quero dizer que é impossível ter aumento salarial de 65% todos os anos sendo CLT).

Lembrando que isso é uma visão da média histórica, o que não significa que tive uma evolução linear. Tive períodos de perdas em RV durante a pandemia, tive período que economizei 90% do salário, e outros períodos que não consegui economizar (por exemplo, neste ano... tive um imprevisto pessoal que não pude poupar).

Às vezes eu fico pensando que já poderia ter sido milionária em investimentos se não fosse o imprevisto pessoal deste ano. Segundo meus cálculos, eu me tornaria milionária exatamente neste mês de junho/2024, pois tive que dispender uns 200k com esse imprevisto. Mas, tudo bem, acontece no decorrer da vida, e pelo menos não é um imprevisto ruim. 

Afinal, agora sei que é apenas questão de tempo para atingir os R$ 1MM, e já não estou tão desesperada quando eu tinha apenas R$500mil.
Demorei 5 anos para conquistar metade do que tenho investido hoje, e a outra metade demorei apenas 2,5 anos. A ideia é que, com o tempo, será mais "fácil" de crescer o patrimônio, pois os tempos mais difíceis passaram e o montante que acumulamos já trabalha por si. Assim como a carreira já deslancha de forma mais natural. Isso me tranquiliza a não ficar tão ansiosa.

O que acham da minha evolução? Está ruim ou bom?

Abraços!




10 comments:

  1. Parabéns pelo blog, sigo o viver de renda, ou melhor, seguia e vi teu comentário hoje lá. Sobre tua evolução, é muito boa visto que não perder já é uma vitória nessa estrada. E mesmo perder algo no caminho faz parte do custo do curso da vida. Continue assim que vai mesmo logo virar em 1M. Sugestões para o próximo post poderia ser qual corretora você usa e porque. Algo também sobre o método que você tem para controlar teus ativos, planilha/app/site/corretora.

    ReplyDelete
    Replies
    1. This comment has been removed by a blog administrator.

      Delete
    2. Obrigada Anon!
      Ótimas perguntas. Sobre método para controlar os ativos, postei aqui: https://umamilionaria.blogspot.com/2024/06/como-eu-me-planejo.html

      Delete
  2. Pelicano aqui. Está super bem, vai atingir a marca de 1MM super cedo. Está ótimo, você assim como eu deve ler e estudar muito e ter dificuldades de agir, escutar várias referências de confiança ver o que combina entre elas e aportar é uma das coisas que faço (e não sei se recomendo), o importante é não perder : ) A vida ficaria mais simples e o mesmo tanto (ou mais) rentável com muito menos trabalho. O lado bom é o conhecimento que adquirimos durante a jornada, aprendemos bastante no processo e isso da maturidade profissional pra falar de modelos de negócio, balanços, e toda empresa precisa disso - da uma boa visão de mundo. O conhecimento leva a gente a diversificar, que leva a gente estar mais seguros, ter ganhos consistentes, mas não excepcionais. Sempre estaremos tristes com uma parte da carteira que podia ter performado melhor. Segue o jogo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Pelicano! Se tudo continuar como está, espero que atinja o primeiro milhão logo mais... Falou tudo: a consistência é mais importante.

      Delete
  3. Parabéns pelo relato. Estou querendo animar a voltar a relatar e escrever. Irei acompanhar seus posts.

    ReplyDelete
  4. Estamos num péssimo momento a vários anos na renda variável, o que me conforta é que se algum dia a renda variável reagir ou algum dos meus ativos decolar eu estou bem posicionado (bem comprado em renda variável), no meu histórico de pouco mais de 10 anos, eu perco para o CDI. Você tem uma boa diversificação na sua carteira.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah eu acho que deve melhorar. Renda variável é variável, ué.

      Delete
  5. Mais importante do que seu rendimento percentual ao longo dos anos é sua disciplina em poupar por todos esses anos.

    Um rendimento melhor você pode conseguir estudando em alguns meses (e aplicando aquilo que estuda). Mas a mentalidade que você tem é rara de ser desenvolvida.

    ReplyDelete