Confissões

 Eaí pessoal, tudo bem?

Hoje é dia de lavar roupa suja comigo mesma.

Sempre fui muito econômica por causa da minha origem... Mas, desde a pandemia, sinto que tenho piorado em alguns quesitos financeiros que impactam a saúde e vice-versa.

1. ""Alcoolismo"" (?)

Cara, eu me sinto péssima em reconhecer isso. Será que sou mesmo alcóolatra? Bom, desde a pandemia - com nível de stress do trabalho lá nas alturas, um ex-namorado que curtia beber, rolês em casa -, comecei a criar o hábito de beber 1 taça de vinho ou 1 taça de gin tônica. Começou com 1x semana, depois 2x e, desde então, virou hábito beber uma taça de vinho 5 noites por semana. Sempre após o trabalho.

Recentemente, a médica disse que poderia ser caracterizado como alcoolismo, mas será? Eu vejo vários amigos que acabam com uma garrafa de vinho aos finais de semana. Eu vejo que a diferença entre mim e esses amigos é que eu parcelo em 5x o consumo da garrafa ué. O que vcs acham, eu deveria assumir que estou sendo alcóolatra?

Eu amo vinho tinto. O problema aqui é que 1) estou ficando cada vez mais refinada nas escolhas do vinho. Aquele baratex do Pão de Açúcar não me satisfaz mais como anos atrás. Hoje, com maior renda, só entram vinhos da adega Catena Zapata em casa. O problema disso é que já tomei uns 2~3k nesse ano com o hobby, eu acho; 2) meus triglicérides deram quase o dobro da normalidade. Primeiro pensamento foi: "Não é possível, deve ser algum problema do exame, preciso refazer..." O segundo foi: "Pera, será que o vinho tem alguma relação com essa história? Mas foi só uma tacinha por dia..". Agora preciso levar a sério os treinos... Quero me comprometer a correr 3x por semana no mínimo e, outros dias, musculação/yoga.

2. Piora da Visão

 Pandemia foi o divisor de águas. Você faz absolutamente quase tudo com a tela na frente: trabalho, rever amigos, ver notícias, investir/pagar contas/transferir, ver uma receita para cozinhar ou pedir ifood no app....

E os resquícios ficaram: home office permaneceu, hábito de usar os aplicativos para maioria das necessidades, etc. 

Eu nunca tive nenhum problemas com visão e, hoje, percebo que a conta chegou. Preciso dar zoom (lupinha) na tela para ler, trabalhar, escrever.... tá fod@. Preciso criar coragem e marcar oftalmo.

E o que isso tem a ver com grana? Penso que uma grande causa da piora da visão foi por conta do trabalho. Sacrifiquei, em partes, minha saúde para ganhar mais dinheiro (home office). Só que, agora, preciso gastar dinheiro para recuperar a saúde (possivelmente, um óculos e botox)! Mais um motivo para eu economizar ao máximo e focar no FIRE o mais rápido possível, ou do contrário, minha saúde só vai ladeira abaixo...

Como vocês estão lidando com esse dilema (saúde x trabalho/FIRE)?


Abs!

14 comments:

  1. https://umamilionaria.blogspot.com/2024/07/confissoes.html#comment-form

    legal sua trajetória! Eu comecei cedo mas sempre tive salário baixo. Só de 2017 pra cá que começou a melhorar, e hoje estou com um patrimônio semelhante ao seu.
    Eu também comecei a introduzir hobbies na vida e eles custam caro, mas eu não me arrependo e não quero parar. Eles melhoram a minha qualidade de vida, e enquanto eu estiver indo com sucesso para a meta de FIRE eu vou continuar. Eu tomava cerveja, depois vinho, e agora whisky. Nada exagerado, no máximo 1 dose por dia, e por alguns períodos eu diminuo bastante.

    Obs: provavelmente seu problema de visão é muito mais genético do que relacionado ao trabalho. Se fosse assim todo mundo que trabalha com computador teria a visão ruim, e definitivamente esse não é o caso.

    Boa sorte!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pela mensagem! O importante é renda aumentar, mesmo que de pouco em pouco... e a taxa de poupança permanecer (apesar de ser bem difícil). Ainda não cheguei no nível whisky haha, bem hardcore! Com vinho, pelo menos, tenho a licença poética de fazer bem à saúde rs.

      Sobre a visão, realmente acho que piorou muito na pandemia! Nunca tive muitos problemas coma visão antes disso.. Mas pode ser que piorou mais para mim do que a média da pop...

      Delete
  2. Nunca tomei bebidas alcoólicas e nem namoraria uma garota que toma. Tanto é que nunca namorei porque o que mais tem é garota igual você. Algumas até falam que não bebem, ai vai ver, tomam vinho. Melhor ser solteiro haha.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá. Interessante. Aqui é um blog de finanças, então falar sobre namoro não vai agregar muito, rs (ainda mais quando o interesse por minha parte em relação a você é zero). Sob ótica de finanças, ser solteiro é bom para economizar...

      Delete
    2. Eu não falei que tenho interesse em você, apenas contei um fato. Interpretação mandou um abraço!

      Delete
    3. Não faz diferença ser solteiro, casado, quando a pessoa gasta muito ela vai gastar independente do estado civil.

      Delete
    4. Me pergunto o que faz o cidadao entrar em um blog de financas de outra pessoa e ficar falando besteira nos comentarios. Ninguem em quem voce namoraria ou nao.

      Delete
    5. Ninguem estar interessado em quem voce namoraria ou nao, ou se garotas bebem ou nao*.

      Delete
  3. Olá Milionária,
    Li todos os posts. Uma história de muito sucesso, parabéns. A busca por inspirar mais mulheres nesse mundinho da finansfera também é super relevante, temos algumas amigas que não publicam mais e sinto muita falta de lê-las mensalmente.

    Sobre sua maior capacidade de acumular em detrimento ao rendimento...bem, não se sinta só kkkk me dediquei a estudar e passo essa frustração todo mês.

    o único ponto que gostaria de tentar trazer uma reflexão é sobre o que fazer após o FIRE. Eu entrei nesse mundo por medo da escassez que passei um dia (no meu caso faltou tudo mesmo kkkk), mas a Sra P.I. veio para minha vida como um grilo falante e hoje eu sou um economizador que me dou algumas liberdades e sei que dessa forma, vivo uma vida melhor.
    Reflita apenas se a economia excessiva te coloca em um lugar de privação - era o meu caso, mas pode não ser o seu, só vale refletir.

    Bem, resolvi escrever nesse post, pra resumir tudo que li.

    saiba que estarei aqui acompanhando sua jornada
    P.I.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, PI! Faz sentido... Esse ano, em exceção, gastei tanto que estou me "acostumando" a gastar mais... isso é desesperador, mas ao mesmo tempo, prazeroso kkkk

      Delete
  4. Sinceramente, uma taça de vinho todas as noites não é alcoolismo - é qualidade de vida. Mais do que isso, aí sim, eu cogitaria como um vício.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é, sou da turma que concorda e assina embaixo!

      Delete
    2. Eu também concordo
      Assim como você, depois da pandemia passei a beber mais tmb... cerva e/ou vinho praticamente todo fds... me julguem hahaha
      Penso que enquanto o álcool não estiver atrapalhando a sua vida, está tudo bem
      Meu avô tomava todo dia uma dose de cachaça antes do almoço e viveu 100 anos hehe

      Delete
  5. Bom dia, jovem.

    Um trecho me chamou a atenção: ". Só que, agora, preciso gastar dinheiro para recuperar a saúde (possivelmente, um óculos e botox)!"

    Por que botox é visto por você como "recuperar a saúde"? Claro, a pergunta parece grosseira, mas não foi esse tom o da minha pergunta. É muito mais uma curiosidade genuína.

    Até!

    ReplyDelete