O que é suficiente para você?

Olá rede!

Uma vez estava lendo um dos posts da blogosfera que diz, sabiamente, que a maior decisão a ser feita na nossa vida é "decidir o que é suficiente".

O que é suficiente para você se sentir vivo/a, pleno/a, feliz?
Quanto é suficiente para você sentir segurança?
O seu "suficiente" muda o tempo todo a ponto de estar sempre querendo alcançar a nova suficiência?

E tudo isso, para mim, tem muito a ver com o saber ser feliz com as pequenas coisas da vida, os pequenos prazeres...
Por outro lado, a nova era que vivemos nos estimula a ansiar pelo futuro o tempo todo, desgastando nosso tempo, pensamentos e preocupações. Te desafio a criar a seguinte consciência: entre os 10 principais pensamentos do dia, quantos deles envolvem preocupações?
Há alguns meses, me dei conta que quase todos eram sobre isso.

O que é suficiente para você se sentir vivo/a, pleno/a, feliz?

Decidi, desde então, a adotar algumas práticas no dia-a-dia para ajudar a ser feliz com o suficiente hoje:

- Meditação: Tem um app maravilhoso "Meditação" que, além de meditação guiada curta e eficaz, é gratuita;
- Yoga: Gosto muito de algumas aulas guiadas no youtube pela Pri Leite, por exemplo;
- Olhar para fora: tiro uns 15 minutos do dia para olhar paisagem fora de casa, olhar a cidade... me ajuda a abstrair o mundo afora além do meu dia a dia. Existem tantas formas de viver a vida... porque nossa forma é apenas uma dentre milhares. Não é incrível pensar nisso?
- Cuidar de Plantas: É muito incrível ver como a natureza tira energia a partir de coisas tão "básicas", se transformando em lindas árvores, frutíferas, cada uma com seu cheiro e cor tão único... Natureza sempre foi algo que me instigou muito! Desde que comecei a cuidar de plantas, tenho aprendido a respeitar o tempo. Ah, tempo! Coisa mais preciosa que temos na vida... por que buscamos acelerar o nosso recurso mais escasso? Por que utilizamos de qualquer forma? 
Boa parte do nosso tempo passamos com pessoas que não queremos passar (ex: colegas de trabalho), onde não queremos estar (trabalho que te dá pouca satisfação pessoal), e quando não queremos (trabalhar de manhãzinha, por exemplo. O terror para os notívagos).

Quanto é suficiente para você sentir segurança?

Os pilares primordiais para atingir o FIRE, para a maioria é: 1) Investir bem; 2) Poupar bem; 3) Ganhar mais. Neste terceiro caso, o principal perigo está no aumento da qualidade de vida conforme subimos na nossa renda... Certamente, é quaaase inevitável (se você conseguiu manter o padrão de estagiário 10 anos depois, comenta aqui rs).
Quanto mais ganhamos, mais gastamos.. Mesmo que proporcionalmente, no meu caso, tentando manter a regra dos 70%. 
Quanto mais gastamos, mais experimentamos coisas boas da vida... um restaurante melhor, uma roupa melhor, uma casa melhor (veja bem, não estou falando de luxo. Estou falando de uma vida perrengue de quem pegava 4~6 ônibus ao dia que passou a experimentar coisas mais dignas rs)...
Quanto mais experimentamos coisas boas, mais achamos que não podemos viver completamente sem elas. Mais aumentamos nossa meta. E aí vira aquela bola de neve que já vi em alguns blogs da finansfera, a pessoa que dobra a meta sempre que atinge kkkk
E não há nada de errado, afinal, "cada um cada um". 

No meu caso, minha reflexão do plano FIRE é simples:

Autoconhecimento
As 3 coisas que mais gosto na vida é:
1) Dormir muito bem
2) Comer bem
2) Viajar

Plano Curto Prazo (Lean FIRE)
A partir desse autoconhecimento, preciso do básico para não passar perrengue e poder, a partir de então, trabalhar com algo mais prazeroso sem a pressão de ter que ganhar dinheiro por necessidade.
Para mim, os 3MM seria o número que me faria aposentar do meu trabalho atual (até 2030 se tudo der certo).

A partir disso, quero cursar um nova faculdade e prestar consultoria na área que gosto - mais flexível e ainda assim, rentável - onde vai me permitir curtir as 3 coisas que mais gosto na vida.

Plano Longo Prazo (FIRE)
E, sem pressa, ao longo da vida, almejo atingir o número FIRE final (5MM) com:
- Patrimônio investindo via juros compostos (a ideia é viver com menos de 10k dos 4%, uns 7k);
- Rentabilidade da consultoria (um pouco menos nesse último caso, porque não quero botar pressão no trabalho FIRE).
Então, ir reduzindo um pouco mais o tempo de consultoria e aumentar constantemente com família ou viagens cada vez maiores.

É isso, pessoal. Temos um plano.
Qual resposta de vocês para essas perguntas? O que e quanto é suficiente para vocês? Quero saber!

Abs.

5 comments:

  1. Uma das coisas que mais gosto na finansfera é a alta capacidade de organizarem tudo muito bem. Fazer planos a curto e médio prazo é algo bem legal. Sobre a provocação do título: suficiente para mim é somente aquilo que me traga independência financeira, emocional e social. Todo o resto é descartável ou negociável.

    ReplyDelete
  2. Ter um imóvel pra mim foi fundamental pra tranquilidade, pago à vista num preço baixo e deixo alugado. Financiamento me dá calafrios, porque tudo que entra de aluguel, salário, etc, vai pra renda fixa.

    Eu tenho um amigo que vai pegar um apartamento de 28 m2 por 300 mil em cidade maior pra morar e ainda vai financiar metade, fiquei com muita dó, pois o meu de 88 m2 em 2020 paguei 74 mil e desde que comprei tá alugado.

    A gente tem que se respeitar, ter o mínimo de dignidade pra viver. Não achamos dinheiro no lixo.

    ReplyDelete
  3. Eu não aumento meus gastos, não troco de carros, não compro imóvel maior.

    Eu sou disciplinado. Invisto em imóvel e renda fixa. Hoje tenho mais dinheiro na renda fixa do que o valor que paguei no primeiro imóvel que está alugado.

    Custo fixo sempre o mais baixo possível. Esses dias tirei uma nota de 200 da carteira e umas pessoas ao redor ficaram espantadas, me chamando de rico. Coitadas, ganho menos do que elas. Só que eu poupo desde os 16.

    ReplyDelete
  4. Eu tenho mantido meu padrão de vida há uns 6 anos, mesmo tendo aumentado substancialmente a renda. Hoje em dia eu invisto cerca de 60 a 65%% do que eu ganho. A diferença é que eu tenho gastos volumosos esporádicos, como um MBA. Um tratamento médico... Mas é sempre com um "objetivo nobre".

    Vi que comentou 4%, mas 4% talvez seja exagerado se você ficar apenas com renda passiva. Alguns falam em 2.7%
    https://youtu.be/1FwgCRIS0Wg?si=3EG1lwr6AOgsbHFj

    ReplyDelete
  5. Gosto de comer bem, dormir bem, estudar as coisas que tenho curiosidade (e não por pressão de faculdade) e me exercitar, embora venha falhando bastante na parte de me exercitar; é algo que vou corrigir nas próximas semanas.

    A longo prazo quero a independência financeira, mas o valor para isso eu não cravei com exatidão, pois acho que meu custo de vida vai aumentar consideravelmente nos próximos 2 anos, mas a ideia é poupar o máximo possível

    Só por curiosidade: qual a área que você gostaria de prestar consultoria?

    ReplyDelete