Uma Milionária de Vida!

 Recentemente, estava conversando com uma grande amiga que também tem vontade de buscar o FIRE - embora ainda não tenha começado. Disse a ela sobre a possibilidade de atingir o primeiro milhão em breve, ela ficou feliz pela notícia e, para minha surpresa, completou: "mas amiga, você já é milionária! Você é milionária de vida, olha a vida que você está construindo".

Pois bem, tenho andado a refletir na mudança radical - em todos os aspectos - que têm ocorrido minha vida. Mudei de moradia, estilo de vida, crenças, hábitos, educação, relacionamentos e maturidade emocional - e, em todos esses âmbitos, de forma bem radical. 

Antes da pandemia, eu era aquela pessoa que só enxergava em crescer na carreira, me vestir de forma chique e fina para ser respeitada no ambiente de trabalho, durona nos relacionamentos, 100% motivada a bater todas as metas pessoais, de forma que só conseguir enxergar metas e como poderia atingí-las. Minha vida se resumia em metas e status. A melhor faculdade, a melhor empresa, o melhor polo empresarial, o melhor pretendente, e assim vai. Cheguei a atingir o cargo dos meus sonhos (na época), o corpo dos meus sonhos (18% de gordura, peso adequado), e praticamente tudo que eu fazia era focada no meu ego, em mim mesma. Eu me sentia feliz e ansiosa.

Depois da pandemia, um divisor de águas para muita gente e inclusive para mim, fui moldada para uma nova versão... Eu achava que era feliz, mas vivia numa bolha. Parece que saí da caverna, da rodinha do hamster, e passei a enxergar a vida além de metas. A vida como ela realmente é.

Eu amo minha rotina hoje, principalmente as pequenas coisas da rotina. Elas me dão um "gostinho" da vida FIRE. Para mim, isso é uma forma de tangibilizar como eu estou buscando curtir o processo:

- Cuidar da minha horta. Faz alguns meses que não compro mais hortaliças no mercado. Meu hobby é podá-las, nutrí-las, ver o crescimento a cada dia e apreciá-las (são muito saborosas, by the way). Plantei uma ameixeira que ganhei de uma vizinha, e ela estava só os galhos. Não tinha folhas. Meses depois, assim que passou o inverno, algumas folhas começaram a aparecer e, em questão de dias, ela está completamente verde e com galhos novíssimos! E só de pensar que eu achava que estava morta! Imagina se eu não tivesse dado tempo ao tempo, e a arrancasse antes da hora? 
Isso me fez refletir muito sobre a sabedoria da natureza... as plantas simplesmente sabem a hora de perder suas folhas, florescer, entrar em cena ou não. É muito incrível quando você cultiva e começa a ter sinergia com a natureza. Tenho aprendido demais com o tempo da natureza e recomendo!
Outro dia ganhei um galho pelado de cerejeira porque a pessoa achou feio... Mal posso esperar para vê-la florescendo um dia.

- Fazer exercício físico, yoga e meditação. Praticamente todos os dias, tenho feito aulas de yoga online e já consigo ver um aperfeiçoamento nas posições pouco a pouco. Coisas que considerava impossível, como postura do 'cachorro olhando para baixo' (Adho Mukha Svanasana) com as costas totalmente alongadas e pés inteiramente no chão já não está tão longe de se tornar minha realidade. 
Tenho superado meus limites no esporte também, me desafiando a alcançar paces que nunca atingi antes, e fazendo novas modalidades.

Observar o processo de evolução do seu corpo e mente, assim como o processo da natureza, é espetacular. Talvez essa seja a essência do suficiente... a vida é simples!

- Perdoar as pessoas. Tenho sentido os efeitos de me aproximar espiritualmente, ler a bíblia todos os dias, conectar com a natureza e mais comigo/com as pessoas... Tudo isso se traduz em ficar em paz consigo mesma e com os outros que, em algum momento da sua vida, me fizeram sentir mal. E isso passa por um processo de compreensão de que o outro está vivendo uma fase da vida diferente da sua. Você fortalece sua inteligência emocional e passa a entender que tem o privilégio de decidir "soltar" qualquer sentimento ruim que tenha em relação ao outro. 

Procuro pensar que a nossa paz vale muito, por isso não vale a pena trocar por qualquer coisa. Parece intangível, mas juro que têm sido uma das principais mudanças mais significativas para que eu pudesse me sentir cheia de vida por dentro, "milionária de vida" - como diria a minha amiga. 

- Comer com mais qualidade. Além de comer hortaliças sem agrotóxicos que plantei, tenho introduzido suplementos naturais, como própolis, spirulina, psyllium e creatina (este último mais para melhorar resistência nos treinos). Pelo que tenho estudado, esses itens combinados trazem maior imunidade, propriedade anticancerígenas, saúde intestinal, antioxidante natural, etc. Vocês já ouviram falar deles? A spirulina, por exemplo, têm sido usado como superalimento para astronautas da NASA manterem sua saúde em dia no espaço.
Cozinho 80% das refeições em casa, e tudo que me dá vontade de comer fora, eu busco na internet receitas para replicar em casa (exceto peixes crus, ainda não criei coragem de fazer). Além de mais saudável, é mais barato e dá uma auto satisfação maior por cozinhar novas receitas.
Também tenho procurado cortar a maioria dos carboidratos, como arroz, farinha de trigo e açúcar nas refeições. Espero, com isso, melhorar meus exames médicos, constipação (e minhas finanças indiretamente hehe), além de já ter observado resultados concretos com a redução quase que total do vinho na minha rotina... isso foi um feito incrível, preciso reconhecer! 

- Me arriscar mais. Tenho me arriscado a superar medos e estigmas do inconsciente. Desde andar na montanha-russa, fazer curso de mergulho em alto mar, mudar de carreira, perdoar entes da família os quais relacionava com meus traumas da vida, etc. Em todos os casos, tenho me arriscado conscientemente, e venho curtindo bastante cada avanço.

Bom, é isso. Não é bem um assunto diretamente relacionado à finanças... mas FIRE não é só sobre finanças. No final das contas, é sobre comprar tempo. Tempo para viver melhor... FIRE é sobre viver, meus queridos! Mais do que nunca, eu me sinto viva :)

E aí, amigos, o que vocês têm feito para se sentirem vivos?


3 comments:

  1. Que legal Milionária, parabéns, fico feliz por você. Como você havia dito no meu blog, realmente temos coisas em comum mesmo. Eu por algum tempo cheguei a plantar mais quando eu morava no interior e tinha um canto, cheguei até fazer um curso de agrofloresta e fazer vários consórcios de plantas. A única coisa que eu tive diferente de você é que eu nunca cheguei a ser um funcionário com uma carreira sólida, mas depois eu me descobri como empresário e aí sim que comecei a receber mais dinheiro. Por outro lado isso não faz tanta diferença no meu dia a dia já que tenho um estilo de vida minimalista e estou buscando cozinhar mais em casa. Tenho feito muita coisas práticas da culinária asiática: gyudon, bibimbap, hambagu, yakisoba e etc. Recomendo! Também frequento nutricionista e me exercito quase todos os dias. É engraçado que como o comportamento de longo prazo acaba se refletindo em todos os lugares da minha vida. Adorei ter lido seu post. Parabéns pelo seu quase Primeiro Milhão. Acho que vai acontecer o que aconteceu comigo, nada vai mudar mas você vai saber la no fundo que você tem um milhão rsrsrsrsrsrsrsrsrs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bacana! Eu sempre tive dúvida sobre a trajetória de empreender.. Admiro quem consegue, porque o conservadorismo de ver o dinheiro pingando todo mês ainda me pega! Como foi essa transição para você?
      Ótimas sugestões de pratos! Particularmente, acho muito mais gostoso comer em casa.
      Nunca tinha ouvido falar sobre consórcio de plantas... fiquei intrigada! Pesquisei aqui, e ACHO que pratico isso sem saber rs Coloco as tagetes perto das hortaliças para manter a saúde da terra. Gostaria de, futuramente, fazer algum curso mais estruturado sobre plantação, pois tudo que pratico aprendi no youtube.

      Sobre o primeiro milhão, confesso que tenho pavor de imaginar ser algo ordinário... Acredito que, quando o dinheiro é suado, o orgulho/emoção é maior. Com certeza vou comemorar! Talvez com uma viagem ou restaurante legal..

      Delete
  2. Financeiramente só conservador, é só imóvel de aluguel e renda fixa mesmo. Alimentação, tenho dificuldade pra ganhar peso e facilidade pra perder, então, sempre tenho que estar comendo muito, principalmente shakes hipercalóricos.

    Sempre achei aquela ideia de ter um número mágico ridícula. Vou trabalhando e poupando, quando for pra gastar em algo diferente, gasto.

    Padrão de vida é importante pra ficar rico. Não troco de carro, fico no mesmo apartamento. Vou e volto a pé trabalhar. Por isso hoje em dia é tão difícil se relacionar com alguém, ninguém quer abrir mão de nada pra ser rico.

    ReplyDelete