Fechamento Ago/24: R$ 923.356 (+5,4%)

Esse mês faz parte de uma mudança cada vez mais consciente sob ótica de investimentos.

Ao longo da jornada FIRE, precisamos mudar a rota algumas vezes de acordo com o momento da vida... E percebo que estive muito focada no pilar "poupar mais" nos primeiros anos, até que pude manter minha média de 70% mais estabilizada. Alguns anos depois, o foco concentrou-se em "ganhar mais", até que pude pegar uma oportunidade bem bacana em termos de trabalho nos últimos tempos. Hoje em dia, sei que não vai ser tão fácil continuar focando no pilar "ganhar mais", seja porque as oportunidades de acréscimos marginais vão diminuindo, ou porque ainda não me vejo preparada para lidar com mais responsabilidades que acarretem em perder o tempo livre pessoal - no qual estou curtindo bastante.

Então, reflito que estou caminhando para uma fase mais focada em "investir melhor".

Bem, apesar de investir desde muito cedo, eu nunca me aprofundei nas filosofias de investimentos. Alguns posts da Aposentada aos 30 está me ajudando a refletir melhor na minha estratégia FIRE.

Por exemplo, diminuir os investimentos em ativos que podem acelerar menos os rendimentos na fase de acumulação (FIIs e alguns fundos de multimercado), bem como aportar melhor pensando em taxas mais altas em investimentos mais seguros com datas de vencimento que conversem com os anos após o FIRE.

Por isso, entre saídas de posições e aportes em outras classes, este mês não trouxe a melhor performance em termos de ROI. No entanto, é questão de tempo. Estou mais confiante com relação a minha estratégia agora porque estou criando maior consciência nos investimentos.

Se, no passado, só investir era o que importava... Agora tenho maior consciência de que preciso investir melhor. Olhando agora, não sei como fui capaz de investir em um CDB IPCA+3,85 ou um pré de 9,7%.  Picotei em muitos aportes diferentes também, o que dificulta meu controle/planejamento... mas que, por outro lado, a diversificação me salvou de não ter perdido tanta grana com esses investimentos que considero ruins hoje. A diversificação também me trouxe oportunidades em IPCA+9,05% e pré de 16,5%. Conclusão: fazendo a média, a rentabilidade a médio prazo fica na média rsrs.

ROI: 0,35%

ROE: 5,4%

Se, por um lado, tivemos um ROI não muito agradável, o ROE foi surpreendente. Tivemos algumas entradas de caixa inesperadas, valores que eu já tinha jogado para PCLD rsrs. Por isso, voltei a ficar animada com a ideia de poder chegar ao 1MM em breve! Será que conseguirei neste ano?!

Tenho curiosidade: qual pior e melhor investimento vocês já tiveram?

Abs!


3 comments:

  1. Olá Milionária (quase mesmo) parabéns pelo seu quase primeiro milhão, sou novo na finansfera, mas invisto faz cerca de 19 anos. Comecei a te seguir aqui.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Arroz com Feijão, adorei o nome rs. Também sou adepta ao básico bem feito: não tem segredo e sempre dá certo! Obrigada pelo apoio! Também sou nova na finansfera, bem vindo ao meu blog!

      Delete
  2. Melhores investimentos foram coisas bem diferentes, primeiro, uma criptomoeda que investi 2 mil e saquei 43 mil 2 anos depois. Segundo, um apartamento pra locação comprado por 74 mil em 2020.

    São o tipo de investimento que nunca mais vai existir. Cavalo passa a gente monta uma vez.

    ReplyDelete