Fechamento Julho/24: R$ 876.054 (+3,24%)

 Oi pessoal! Como estão?

Esse ano tenho pesado menos nas economias e feito mais investimentos em outros setores da minha vida. Por isso, considero que o resultado de julho foi entre "ok" e "bom". 

Tive um ROI de 0,81% e ROE de 3,24%.

O ROI foi bastante puxado pelos hedge's (ouro e dólar) e, em contrapartida, os FIIs deixaram a desejar. Gente, faz um bom tempo que os FIIs estão caindo (no geral), alguém me explica o que está acontecendo com os fundos imobiliários?

O ROE teve um upgrade neste mês por causa da restituição do IRPF, o que deu uma ajudinha. Também procurei controlar melhor os gastos para dar um gás nessa reta final do primeiro milhão rs. A taxa de poupança do mês foi de 68%.

Nesse patamar, eu conseguiria atingir os R$900k mês que vem ao invés de outubro/24 (como havia me planejado), e o primeiro milhão na virada de ano. Mas acho que não vai dar, porque agosto/outubro/novembro são meses que não estou esperando por nenhuma renda extra além do salário. Meu planejamento mais conservador é atingir a marca dos 1MM em março/25.

Quanto a alocação, estou bem confortável em aportar mais em RF do que RV. 

O plano é continuar aportando em:

  • Tesouro Educa+
  • Tesouro Renda+
  • IVVB11

Esse mês ouvi falar do ETF VT, me pareceu super interessante por acompanhar ativos globais... porém, não está disponível em corretoras brasileiras. Tenho impressão de que vai ser complicado abrir conta no exterior só para investir nele... o que vocês acham? Alguém tem experiência nisso?

Obrigada por me acompanhar :)

Nos vemos em breve!

6 comments:

  1. Parabéns pela sua capacidade de poupar sendo tão jovem. Normalmente aprendemos com os nossos erros. Você aprendeu com os erros dos seus pais.

    Sobre o VT: você pode comprar o ETF "WRLD11" na bolsa brasileira, que nada mais faz do que comprar o VT na bolsa americana e te cobrar um spread de 0.30% aa sobre o patrimônio.

    É a mesma lógica do IVVB11: a gestora simplesmente compra o ETF IVV na bolsa americana e te cobra uma taxa de administração anual adicional.

    Agora outra opção, que é mais complexa mas para longo prazo costuma ser a mais interessante:

    Do ponto de vista tributário e de proteção do risco brasil, é mais interessante investir em um ativo similar ao VT, mas registrado na irlanda. O mais famoso é o VWRA, que é da Vanguard, a mesma gestora do VT.

    Apesar de não seguirem exatamente o mesmo índice, possuem a mesma lógica: investir na base neutra global.

    A diferença entre o VWRA e o VT é que o VWRA é um ETF de acumulação. Isso significa que os dividendos recebidos pelo fundo é automaticamente reinvestido no próprio fundo.

    O VT, assim como todos os ETFs americanos, distribui os dividendos. Quando há distribuição de dividendos nos EUA, há uma retenção na fonte de 30% de imposto.

    Ao investir no VWRA você vai estar diferindo esse imposto, de tal forma que ele vai ficar rendendo enquanto você não realizar o lucro.

    O motivo do VWRA (e os principais ETFs europeus) estarem registrados na Irlanda, é que além de lá ser um paraíso fiscal (não há imposto sobre herança), há uma acordo de tributação com os EUA. Isso significa que eventuais dividendos que o fundo recebe de ativos americanos são tributados em 15% ao invés de 30%.

    Pois bem, esclarecido isso, a melhor e mais barata corretora para brasileiros é a interactive brokers. (ibkr.com).

    O ETF em questão é transacionado na bolsa de londres (LSE) - é isso mesmo, o local de registro do ativo é diferente das bolsas em que ele é transacionado.

    Depois de abrir sua conta, se você for fazer aportes mensais q não sejam astronômicos, é melhor configurar a conta para que as taxas sejam do tipo "tiered". Vai economizar em relação às taxas "fixed".

    Para fazer o câmbio, recomendo a transferbank.com.br. Se você negociar no chat, você consegue um spread de 0.3% a 0.5% sobre o câmbio comercial.

    Eu particularmente invisto no exterior aquilo que pretendo sacar depois de 10+ anos...

    Lá existe um mundo de opções. Se quiser entrar nesse buraco negro, acesse essa comunidade, que trata muito de ETFs embasados em ciência:
    https://community.rationalreminder.ca/

    No Brasil tem alguns influenciadores que tratam sobre. Otávio Paranhos é o mais conhecido, creio eu.

    ReplyDelete
    Replies
    1. RL, muito obrigada pelo comentário! Aprendi demais com suas sugestões, e com certeza vou buscar me aprofundar com as indicações.
      Sobre investir em VT no exterior, realmente me parece um pouco mais complexo, algo que me exigirá tempo e dedicação para fazê-lo corretamente. Nessa opção, entendo que será preciso avaliar o retorno/benefício (economia da taxa dos 0,3% do PL e leque de opções do mercado externo) vs custo (do tempo para gerenciar mais uma conta dentre outras que temos nossos investimentos, e de taxas como o câmbio mencionado por você). O resultado dessa reflexão custo benefício é o que dirá se fará sentido, assim entendo...

      A opção WRLD11 me pareceu muito atraente, visto que pode ser feito em uma corretora que já possuo conta (ponto positivo para custo de tempo). No entanto, a taxa de 0,38% é relativamente alta considerando que as tx de ETFs negociadas na B3 varia, no geral, entre 0,06% e 0,5%.
      By the way, vi que o WRLD11 teve um vale grande historicamente entre 2022 e 2023... Sabe dizer o que pode ter provocado?

      Enfim, obrigada novamente pelo comentário valioso!

      Delete
  2. Olá Milionária, boa tarde

    Parabéns pelos aportes e pelo desempenho da carteira. Começar cedo a investir nos traz uma tranquilidade futura, e essa tranquilidade não tem preço.

    Sobre investir no exterior, corroboro a opinião do RL, é um mundo muito vasto e com ótimas opções. Atualmente tenho cerca de 5% no exterior, mas pretendo aumentar esse percentual e reduzir as ações brasileiras.

    Abraços,

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, muito obrigada pela mensagem! Certamente, as variáveis "começar cedo" e "poupar bastante" são os dois principais motivadores que justificam o meu patamar financeiro.
      Sobre % no exterior, gosto muito da forma de pensar da Aposentada aos Trinta:
      https://aposentadaaostrinta.com.br/o-mercado-de-acoes-sempre-sobe/

      Delete
  3. E eu que estou guardando 90% do salário e tentando achar um jeito de gastar um pouco de dinheiro com lazer, porém não curto viajar. Vira um vício poupar. Desde os 16 anos assim. Imagina. Eu era pior com 16 anos, poupava 100%.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Anon! Uau, parabéns! 90% é para poucos... Ou você deve ganhar bastante acima da média do mercado para conseguir essa taxa de poupança ou você tem uma vida bastante frugal. Sem julgamentos! Parabéns, e continue que vai longe hein!

      Delete