Alocação de Carteira, Tesouro Renda + e Pessimismo com Bolsa brasileira a longo prazo

 No post passado, citei sobre uma das abas referentes a composição de carteira. 

Abaixo, o primeiro gráfico se refere a composição atual (Jun/24) e o segundo é o planejamento que quero chegar (por enquanto). Já diversifiquei muito mais antigamente, mas não consigo mais acompanhar tantos ativos. Meu plano atual é ter, pelo menos, metade em renda fixa, e outra metade diversificada em RV, FIIs, Hedge, Exterior, etc... Estou numa fase mais conservadora em investimentos.


Sinceramente, não estou com tempo nem disposição para ficar estudando ações... já fui muito mais engajada no passado (tanto é que tive mais de 20 ações e mal conseguia acompanhar todos com a mesma dedicação). 

Aproveitei a alta do mercado americano para vender alguns BDRs que tinha há 2 anos (JPMC, GOGL, BERK) para injetar no Tesouro Renda +. Essa modalidade de tesouro me pareceu bem interessante! Basicamente, se você pegar com data de vcto 2049, você investe sem liquidez até 2030 e, a partir disso, e te pagam mensalmente por 20 anos (e ainda rendendo até da data do vcto). Esse pagamento mensal equivaleria a sua renda de diversificação para não depender do INSS. Ou seja, um ótimo investimento para o FIRE! O importante é planejar quando você gostaria de receber os rendimentos mensais para escolher a data de vcto. Lembrando que, ao manter até o vcto, a taxa de custódia zera.

Só fiquei com a dúvida se os pagamentos mensais envolvem parcela do principal ou somente juros/rendimento. Se alguém souber dizer, agradeço!

Um bom IPCA+6,41% me parece mais vantajoso e seguro do que investir na bolsa ultimamente.... Mesmo que o grande lema "invista na baixa e venda na alta", não estou vendo muita vantagem em investir no mercado brasileiro. Sinto que o pior ainda está por vir. 

Vou procurar concentrar em empresas mais sólidas com alto divid. yield pensando a longo prazo, focando em Bluechips e menos em Microcaps brasileiros. Mais em ativos no exterior e menos em fundos de investimentos (já resgatei mais de metade neste ano). O que acham da estratégia? Estou sentido pessimista demais com mercado brasileiro?

Abs!

6 comments:

  1. Seja bem-vinda, U.M.

    Você já conquistou um patrimônio financeiro impressionante para sua idade. Parabéns e sucesso!

    Sobre o Tesouro Renda+, pelo que entendi ao ler o site do Tesouro, ele se comporta de maneira semelhante ao IPCA+ durante o período de acumulação. Nesse intervalo, os rendimentos são acumulados.

    Quando chegar a data de aposentadoria (data de vencimento no caso do IPCA+), as parcelas ainda não recebidas continuam a render juros e são ajustadas pela inflação até o último pagamento.

    Em relação à sua estratégia de investimentos, mantenha-se firme nas suas convicções, pois há várias maneiras de alcançar nossos objetivos.

    Um abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pela visita e incentivo, SP! Vou te acompanhando também! Vamo que vamo :)

      Delete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  3. Recomendo os vídeos do Ben Feliz no YT

    ReplyDelete
  4. Bacana sua diversificação de investimentos!

    Não acha interessante ter de 2 a 5% em uma criptomoeda forte, como o BTC por exemplo?

    Abraços

    ReplyDelete