Como eu me planejo

 Desde o início da jornada FIRE, tenho uma planilha financeira - a mesma que uso até hoje - que foi evoluindo ao longo do tempo.

Ela é bem caseira quando falamos no quesito de automação. Mas tem tudo que eu julgo necessário para controlar o passado/presente/futuro FIRE.

Como ela é dividida:

1) Status Patrimonial 

Frequência: Mensal

Objetivo: Essa é a aba principal que computo manualmente toda atualização dos investimentos. Também serve para acompanhar a rentabilidade/delta mensal dos ativos e, assim, o ROE e ROI.

Divido em Renda Fixa, Fundos, Hedge, Ações e FIIs. No final das linhas, coloco as faturas de cartão que não paguei ainda. 

Depois disso, vejo a linha final de lembrete de metas mensais e anuais que possuo (com base na aba "Análises"), para ver se bati a expectativa planejada.

Basicamente é o famoso Balanço Patrimonial - só que sem móveis/imóveis, somente considerando os ativos financeiros.

2) Fluxo de Caixa

Frequência: Mensal

Objetivo: % de poupança, evolução das receitas e despesas mensais.

Computo mensalmente todos as receitas (salário, restituição, freelas, 13º, bônus, etc...) e despesas (gastos com a casa, pais, alimentação, transporte, mercado, lazer, beleza...).

Com isso, analiso a média de receita/despesas. Para mim, a média é a mais importante para um olhar a longo prazo.

3) Dividendos

Frequência: Mensal

Objetivo: Analisar todos os dividendos recebidos mensalmente. Verificar como está o andamento dos divid. de FIIs e Ações. Avaliar se vale a pena vender com esse objetivo (seja porque dividendos diminuíram consideravelmente ou por outro motivo) ou não.

4) Composição da Carteira

Frequência: Deveria ser mensal, mas estou tentando fazer trimestralmente.

Objetivo: Terminando o BP, lá vou eu analisar % de alocação nas modalidades que citei lá no BP. Me ajuda a planejar como eu gostaria que fosse a carteira ideal para meu perfil, e onde preciso reduzir/aumentar para chegar nesse ideal.

5) Análises

Frequência: Variável. Pode ser mensal/trimestral para evolução. Para waterfall, anual. Sempre que posso, revisito a aba para rever a visão longo prazo.

Objetivo: Essa aba serve para montar gráficos (evolução, waterfall, planejamento FIRE, etc) e analisar olhando longo prazo. 

Outro gráfico importante para mim é a evolução patrimonial ao longo dos anos. Também tenho a planilha de meta financeira por idade projetada em 10 anos com base na evolução história e expectativas de rentabilidades premissadas para minha carreira.

6) Compra e Venda

Frequência: Variável.

Aba de uma planilha que peguei de algum amigo no passado. Tem a atualização das ações que possuo em tempo real e valores pagos na compra+taxas e datas. 

Objetivo: Nessa aba, é possível ver o lucro/prejuízo de cada ação ao vendê-la, mesmo comprando em  momentos diferentes.

Confesso que esqueço de computar tudo nesse planilha. Acontece que compro muitas ações diferentes e esqueço de acompanhar (com a licença poética que invisto a longo prazo kkkk). Sei que posso melhorar nisso.

Enfim, é assim que acompanho minhas metas na jornada FIRE... Então o que vcs acham? Falta mais alguma análise/aba que acham importante ter?

Sobre o blog, sou novata nisso.. acabei de liberar inscrição para que demais pessoas fiquem notificadas sobre novas postagens. Se quiserem, deixem nos comentários ideias sobre próximos posts!

2 comments:

  1. Olá Milionária!
    Muito interessante suas análises, poderia compartilhar uma cópia da planilha (claro que sem as suas informações)?

    ReplyDelete
    Replies
    1. a planilha é tão manuática e simples que tenho até vergonha rs. Posso compartilhando as visões aos poucos neste blog para dar uma ideia do racional.

      Delete