Para fechar o ano com chave de ouro, os seis dígitos vieram! E mesmo gastando bem mais do que havia estimado para o mês (despesa foi de 66%, acima da média histórica)... Foi por um bom motivo, eu comprei uma viagem para minha mãe, algo que ela merecia há muito tempo e gostaria de vê-la aproveitando mais a vida.
A parcela do 13º deu uma ajudada no resultado, enquanto isso, continuei fazendo os ajustes necessários para concretizar a estratégia de investimentos no exterior. Também aproveitei a alta do juros brasileiro para injetar mais no Aposenta+ e Pré de 15,3% do Tesouro. Para isso, tive que assumir algumas perdas no mercado de ações (principalmente nas empresas que não tinha fundamentamos claros na época que investi), sendo anuladas por ações que me renderam algum lucro. Eu, por estratégia, preferi sair de uma posição muito boa e de outra muito ruim para compensarem entre si, e aportar no exterior de forma mais consistente e a longuíssimo prazo.
Reflexões 2024
Ano recorde em aportes, assim como em renda passiva.
Mesmo com redução da taxa de poupança neste ano, ainda pude investir mais devido às condições profissionais.
As variações positivas dos investimentos são frutos do longo prazo, algo que consigo finalmente enxergar crescimento! Em anos anteriores, o crescimento da renda passiva girava em torno de nada, já foi até negativo e, em momentos melhores, chegou a uns 30% comparando com o volume aportado. Agora são mais expressivas, chegando à metade do volume que tenho aportado, comparativamente analisando.
Também foi um ano que tenho tido poucos resultados na renda variável, enquanto venho me esforçando em aportar mais na renda fixa e no exterior.
2024 não foi um ano linear e, certamente, tive dois grandes momentos de "queda" e dois principais momentos de "alta". Momentos de queda foram marcados por "investimento no setor da minha vida pessoal", vamos por assim dizer. Mesmo sabendo que teria atingido o primeiro milhão em julho/agosto se não fosse por esta questão pessoal, sei que é por um bom motivo e vai valer a pena futuramente.
Os momentos de alta foram marcados por movimentos sazonais.
Fico feliz em observar que a "montanha" gráfica está cada vez mais íngreme, o que significa que:
1) precisarei trabalhar menos para acumular o mesmo montante futuramente ou
2) posso continuar trabalhando igual (ou até botar mais força) para aposentar mais rápido.
O processo FIRE é sobre se deliciar no caminho, por ter o poder de escolha sobre a minha vida - se quero desacelerar um pouquinho ou quero colher mais rápido possível. Estou muito feliz por essa nova etapa da vida financeira!
Sei que ainda há muito que percorrer, ainda mais quando se fala de uma belo montante para garantir a aposentadoria efetivamente. Mas vou me permitir comemorar a evolução até hoje, e agradecer pelos juros compostos finalmente estarem trabalhando mais por mim!
No próximo post, quero comentar sobre os planos de 2025, as próximas metas...
Abs!
UM
No comments:
Post a Comment